No último fim de semana, 79 atletas representaram Mato Grosso do Sul no 33º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, realizado em Vila Velha, no Espírito Santo.
A delegação do Estado também contou com 6 técnicos e 2 árbitros.
Foram conquistadas 30 medalhas, sendo 12 de ouro, 12 de prata e 6 de bronze.
Mato Grosso do Sul ficou em sexto lugar dentre os 18 estados que participaram da competição. Ao todo, 1.300 atletas participaram do evento.
O campeonato brasileiro serve como seletiva para o Campeonato Mundial de 2024, e o sul-mato-grossense Anderson Motta garantiu sua vaga.
"O Brasileiro tem várias categorias, tanto de graduação como de idade. Competem atletas a partir dos 6 anos. No Campeonato Mundial é somente adulto. Nós tivemos, se não me engano, 6 medalhas de ouro no adulto. Porém, no campeonato mundial é somente para faixas pretas. Dos nossos campeões brasileiros, somente um é faixa preta. Então, nesse cenário, nós tivemos das 13 vagas que o Brasil vai levar para o Mundial, um atleta é do Mato Grosso do Sul", explicou Joemerson Leite, presidente da Federação de Kickboxing de Mato Grosso do Sul.
"O Kickboxing do Mato Grosso do Sul vem em uma crescente constante, o número de pódios vem crescendo exponencialmente nos eventos nacionais, e não temos dúvida que logo logo Mato Grosso do Sul será referência no Kickboxing Brasileiro", concluiu Joemerson.
**Com informações de Judson Marinho
Alanis Netto/CorreioDoEstado