No próximo final de semana, os confrontos válidos pelos jogos de volta da semifinal do Campeonato Sul-mato-grossense definem os finalistas da edição de 2024.
O Operário venceu o jogo de ida, revertendo uma desvantagem de 2 a 0, para 3 a 2, em Sidrolândia, agora encara novamente a Associação Atlética Portuguesa, neste domingo (7), às 15h no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, na busca da vaga para a final.
Embaixo de chuva no Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia, a Portuguesa abriu a vantagem no primeiro tempo, com gols do volante Adriano Ardaia, aos 27 minutos e do Alisson Costa aos 44 minutos.
Correndo atrás do prejuízo, o Operário se utilizou de sua principal característica no campeonato, cruzamentos de bola na área, o Galo virou.
Marcel Canssi marcou aos 12 minutos do segundo tempo, zagueiro João Renato fez o segundo aos 22 minutos e o Márcio Kaique, aos 50 minutos decretou a virada.
Nesta partida de volta, um empate garante o Operário na decisão, além da vantagem de jogar a partida decisiva do Estadual em casa,seja contra o Corumbaense ou Dourados.
Já a Portuguesa precisa de uma vitória por dois gols de vantagem ou, pelo menos, uma vitória simples, por qualquer placar, para levar a disputa para os pênaltis.
Em entrevista para o Correio do Estado, o técnico do Operário, Leocir Dall’Astra, falou sobre a preparação da equipe, para a partida decisiva desta semifinal.
“A preparação está me agradando muito, os jogadores estão bastante concentrados, porque sabem da responsabilidade que temos com o clube, dirigentes e torcedores. Desta vez jogando em casa, vamos entrar mais concentrados e determinados para conquistar o nosso objetivo”, disse.
Já o técnico da Portuguesa, Glauber Caldas, enfatizou que a equipe vem passando por uma recuperação fisica do jogo anterior, junto com trabalhos com bola na preparação para domingo.
“Focamos os primeiros dias da semana na recuperação física e mental, mas já começamos a fazer os treinamentos para a correção dos erros e potencialização das nossas caracteristicas para fazer um grande jogo, e reverter esta vantagem no Operário para quem sabe chegar na final”, disse o treinador.
Caso a Portuguesa avance para a final do campeonato, clube que é estreante da primeira divisão do Estadual, disputará pela primeira vez o título da competição. Já o Galo que é o maior campeão, com 12 títulos Estaduais, foi vice-campeão no ano passado, e venceu a competição pela última vez em 2022.
Além da vaga para a final, as equipes classificadas de cada chaveamento estarão garantidas na Copa do Brasil de 2025, competição nacional na qual a vaga é cobiçada por todas as equipes que disputam o Estadual, devido aos valores de premiação para os clubes participantes.
Sobre a possibilidade da vaga para a Copa do Brasil, Leocir Dall’Astra relembra que este era um dos objetivos traçados pela diretoria na pré-temporada do Operário.
“Sabemos da importancia que é passar para a final, a importância do dinheiro e da visibilidade para o clube e jogadores. Desde o inicio da competição colocamos três grandes objetivos, de ser o lider geral, conquistar a vaga na Copa do Brasil e a terceira as demais vagas da Copa Verde e Série D Sabemos que é dificil, porque outros times também se prepararam para isso, mas temos fé a confiança no trabalho”, finalizou.
Glauber Caldas também enaltece como uma vaga na Copa do Brasil pode ajudar a Portuguesa a consolidar ainda mais o seu projeto de futebol no Estado, e também trazer visibilidade ao clube no âmbito nacional.
“A vaga na Copa do Brasil e na Série D são os grandes sonhos e objetivos, e para um clube que acabou de subir da Série B, seria a consumação de um planejamento arojado e intenso, além de poder garantir recursos para melhorar o projeto e estruturar o clube. É claro que somos satisfeitos por chegar em uma semifinal, mas podemos fazer ainda mais, chegando na final”, avaliou Caldas.
Apenas o campeão do Estadual terá direito a vaga no Campeonato Brasileiro Série D (quarta divisão), a competição, que é disputada por 64 clubes é a porta de entrada para os times terem um calendário de jogos no segundo semestre, além da possibilidade de acesso para as principais divisões do futebol brasileiro.
Neste domingo (7) o Dourados e o Corumbaense, as únicas equipes do interior nesta fase de semifinais, disputam vaga para a final do Sul-mato-grossense.
A partida vai acontecer no Estádio Douradão, também às 15h. No jogo de ida entre as equipes, disputado no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá, a partida terminou em um empate sem gols entre o Galo Carijó e o DAC.
O Dourados, que terminou a fase de grupos na liderança do grupo B, decide o confronto jogando diante do seu torcedor, e em caso de vitória, pode disputar pela primeira vez em sua história a final do Sul-mato-grossense, além de garantir uma vaga inédita na Copa do Brasil.
Já o tradicional Corumbaense, disputou a final do Estadual pela última vez em 2018, quando foi vice-campeão no Estádio Morenão em confronto contra o Operário.
E na disputa desta semifinal, uma vitória por qualquer placar leva a equipe a final do campeonato após cinco anos. Se a partida terminar empatada, o classificado será decidido através das penalidades.
O Galo Carijó desistiu de disputar o Estadual de 2021 e foi rebaixado. Voltou para a primeira divisão neste ano, após ser vice-campeão da Série B no ano passado.
Judson Marinho/CorreioDoEstado