A Associação Flor de Cerejeiras em campo Grade foi a sede do 8º Encontro e Faixas pretas da Liga Confederada de Judô do Mato Grosso do Sul e Confederação Brasileira de Judô Kodokan.
Judocas de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estiveram reunidos neste domingo (10), para tratar de assuntos relacionados a liga e seus filiados de todo Brasil.
Foram realizados graduações, homenagens, palestras e debates.
Homenagens a pessoas da comunidade que contribuíram e contribuem com o Judô de Liga:
Psicopedagoga Leila Albrecht pelos serviços prestados ao Judô de Liga.
Teresa Sato esposa do Shiran Sato (in memoria), fundador da CBJK.
Rasdair do grupo Xaymaca Reggai colaborador do Projeto Flor de Cerejeiras.
Homenagens aos Shirans, Paulo Mazzei,Bruno Pangelupe e Anísio Modesto. Homenagem da LCJMS e CBJK ao Mestre e fundador do Judô no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso Nelson Arazawa.
Graduação dos Senseis José Luiz, Cleber Santos Pereira e Romeu Junior faixa preta de Jiu-jutsu Federação Judô e Jiu-Jitsu Pernambuco.
Tiveram elevação de grau os sensei Juliana, Wagner, Sandro e Diogo.
Durante o encontro foi realizado palestra falando de Inclusão, Autismo e TDH.
O autismo e TDAH são distúrbios neurológicos que costumam se manifestar logo nos primeiros anos de vida das crianças, podendo afetar aspectos como o desenvolvimento social e o aprendizado escolar.
Flor de Cerejeira foi o primeiro projeto no Brasil a trabalhar só com autista e TDH, tendo o sensei Romeu a frente dos trabalhos, a Psicopedagoga Leila Albrecht, foi a palestrante, e falou sobre a importância do esporte especialmente o judô junto as crianças e adolescentes portadores dos distúrbios. Diagnostico, tratamento, conhecimento e inclusão foram abordados.
“O esporte, (judô) é sem dúvida uma ferramenta importantíssima, diagnosticar saber o grau e ter um acompanhamento profissional e essencial”, disse a Psicopedagoga Leila.
Foram abordados temas com a Lei de criação as ligas e suas validades junto a lei, necessidade de documentação e reconhecimento dos projetos e academias, abordados pelo sensei Cleber. Judô suas evoluções, no Brasil e no mundo, mudanças, quais os benefícios, como acompanhar a evolução, sem esquecer a essência tema abordado pelo Shiram Pongelupe.
No encerramento, houve uma mesa redonda, abordando temas específicos para a Liga, perspectiva e elaboração da pauta 2024.
Para o presidente da LCJMS, Sensei Uilian Ibarra, o encontro é fundamental, para que todos os professores tenham sempre a mesma direção de trabalho, além da interação e vivência”, disse Uilian
Para o presidente da Confederação Brasileira de Judô Kodokan Sensei Cleber Pereira, "o campeonato nacional em são Paulo, foi marcante para que o Brasil conhece melhor o trabalho das Ligas".
Acrescentou ainda, que o encontro de Faixa Pretas é mais uma forma de mostrar que o judô de liga, judô social é democrático, e as ações e decisões são em equipes, com a presença da maioria dos Senseis e Shirans, quando se decide em grupo diminuiu a possibilidade de erro.
*Colaboração: Paulo Roberto