A Terra da Linguiça, neste final de semana foi a capital do Xadrez. Na verdade, as pedras andaram no tabuleiro a favor do enxadrismo maracajuense.
O Xadrez de Maracaju está muito perto de ter seus resultados contabilizados junto a FIDE (Federação Internacional de Xadrez). De 24 a 26 de novembro aconteceu o Rating que no xadrez é uma ferramenta que facilita a medição do desempenho provável de um jogador contra outro oponente. Participaram da competição, torneio aberto, jogando todos contra todos; cinco atletas do estado e mais cinco atletas de Maracaju.
A competição que teve a supervisão técnica do arbitro internacional Dany Davalos, que fará um relatório completo do evento e encaminhará para a CBX, Confederação Brasileira de Xadrez e de lá para a FIDE. É a FIDE que fará a avaliação final sobre o ranqueamento dos atletas de Maracaju.
Dany, disse que pelo potencial dos enxadristas de Maracaju, ele acredita que terão o ranqueamento reconhecido, e que isso é importante para o município e Estado. “Essa é a cereja do bolo, fruto de um trabalho que está sendo realizado pelo professor Miguel Ângelo, quanto mais atleta de nível melhor é para o Xadrez Sul Mato Grossense, fico feliz em participar deste momento”, disse Davalos.
Para professor Miguel o reconhecimento da capacidade dos atletas e sem dúvida um momento mágico para eles e também para o professor, e sinal de que houve a sintonia certa entre o aprender e ensinar”, disse Miguel.
Que aproveitou e agradeceu o apoio do Município através da Secretaria de Esportes e Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima.
Resultado final da competição ficou assim:
Com 7,5 pts. em nove possíveis, o enxadrista de Corumbá, Diego Samaniego, venceu o torneio de xadrez clássico realizado neste fim de semana na cidade de Maracaju, em MS.
Em segundo lugar, o jovem enxadrista de Maracaju, Angelo Castilho com 7 pts. e em terceiro Josemar Cespedes de Corumbá. O melhor jogador da capital foi o campeão sênior estadual, Érico Mendonça, e a representante do naipe feminino, de Maracaju, foi Ana Beatriz.
A organização do evento foi do enxadrista Mário Gonzales, que recebeu muitos elogios pela impecável recepção dada aos convidados. Além de Passagem, hotel, alimentação (café da manhã, almoço, lanche, janta) ainda premiação em dinheiro para os três primeiros, foi um cuidado especial com todos os jogadores.
Participantes de Maracaju Angelo Gabriel Fernandes Castilho, Ana Beatriz Fernandes Castilho,Enzo Schutz Mazzochin e Igor Daniel Olmedo Trevisan
Estiveram presentes no evento as cidades de Campo Grande, Três lagoas, Aquidauana, Corumbá e Maracaju.
Paulo Roberto/PlantãoRegional