País vizinho de Mato Grosso do Sul, o Paraguai será um dos seis países-sedes do novo formato da Copa do Mundo de 2030. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira pela Fifa (Federação Internacional de Futebol).
Paraguai, Argentina e Uruguai receberão os jogos da primeira rodada. No caso do Uruguai, haverá celebração pelos 100 anos da Copa do Mundo, país anfitrião da primeira edição do torneio, com o jogo de abertura no estádio Centenário, em Montevidéu, mas as demais cidades-sedes ainda não foram definidas.
Após os jogos da América do Sul, as demais partidas continuarão na Espanha, em Portugal e Marrocos. A decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa, que segundo a entidade, “concordou por unanimidade” sobre a candidatura ampla.
O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez, revelou em entrevista a unificação pela Copa de 2030, que terá como significado “uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”.
A última edição da Copa do Mundo unificada foi em 2002 quando Japão e Coreia do Sul receberam os jogos. Em 2026, a disputa será pela primeira vez em três países: Estados Unidos, México e Canadá.
Gabriel Neris/CampoGrandeNews