O judoca sul-mato-grossense André Lucas Dodero foi campeão no Campeonato Pan-Americano sub-15. A competição foi disputada em Lima, capital do Peru. Com 13 anos, ele é da categoria meio-leve (até 53 kg). Ele faz parte do Judô Clube Rocha/Rádio Clube.
Para conquistar o ouro, André Lucas precisou derrotar quatro adversários: Maxim Latman (Estados Unidos), Santiago Miranda (Peru), Angel Juela (Equador) e Omar Campos (Equador). A categoria, ao todo, reuniu 12 lutadores.
Para garantir vaga à competição na capital peruana, o judoca precisou vencer a seletiva nacional da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) realizada em junho, no Rio de Janeiro (RJ). André Lucas terminou todos os combates por ippon.
André Lucas no lugar mais alto do pódio (Foto: Divulgação)
O ouro ajudou o Brasil a ser campeão do torneio continental, liderando com folga o quadro geral de medalhas. A Seleção Brasileira faturou 29 medalhas, das quais 10 foram de ouro, 7 de prata e 12 de bronze.
O Equador terminou em segundo, com 20 medalhas (cinco ouros, cinco pratas e dez bronzes). A terceira colocação ficou com o México, que obteve cinco medalhas (um ouro, uma prata e três bronzes).
Gabriel de Matos/CampoGrandeNews