noticias497 Estados Unidos será sede do 1.º Mundial de Clubes com 32 equipes em 2025

Esporte

Estados Unidos será sede do 1.º Mundial de Clubes com 32 equipes em 2025

Fifa anunciou decisão sobre sede da Copa do Mundo de Clubes, o novo Mundial de Clubes. Flamengo e Palmeiras já estão garantidos na nova competição da entidade

Publicada em 23/06/2023 às 16:07h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Estados Unidos será sede do 1.º Mundial de Clubes com 32 equipes em 2025
Infantino divulgou país-sede do novo Mundial de Clubes da Fifa, que será nos Estados Unidos.  (Foto: Divulgação/Fifa)

Habitualmente disputado em países da Ásia e ultimamente no continente africano, o Mundial de Clubes terá nova sede na edição de 2025. Será a primeira no novo formato, com 32 equipes. A Fifa anunciou nesta sexta-feira (23) que fará o torneio nos Estados Unidos, escolhidos de maneira unânime no Conselho da entidade, que ocorreu por videoconferência em sua sede.

Agora denominada Copa do Mundo de Clubes, a competição será uma prévia da Copa do Mundo de seleções de 2026. Tal torneio tem os Estados Unidos como organizador, em conjunto com o México e o Canadá. Assim, segundo a Fifa, o processo de escolha levou em consideração os requisitos de infraestrutura e serviços. Além disso, pesaram objetivos estratégicos mais amplos para o Mundial de Clubes.

Os EUA são considerados “líderes comprovados na realização de eventos globais”, o que permite à Fifa “maximizar as sinergias com a entrega da Copa do Mundo de 2026, em benefício de ambos os torneios e do desenvolvimento do futebol na região norte-americana”.

“A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

“Com alguns dos principais clubes do mundo já qualificados, torcedores de todos os continentes trarão sua paixão e energia para os Estados Unidos daqui a dois anos para este marco significativo em nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global”.

Flamengo e Palmeiras já estão no novo Mundial de Clubes

Assim, a edição de 2025 do Mundial de Clubes já conta com 12 equipes classificadas. Do Brasil, Palmeiras e Flamengo já estão garantidos por causa dos títulos da Libertadores de 2021 e 2022, respectivamente.

Dessa forma, eles terão companhia de Chelsea, Real Madrid e Manchester City, campeões das últimas três edições da Liga dos Campeões. Também estão no torneio Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Al-Hilal (Arábia Saudita), Urawa Reds (Japão), Monterrey (México), León (México) e Seattle Sounders (EUA).

Então, na competição que sucede o Mundial de Clubes, ficou definido que a Europa terá o maior número de vagas, com 12 disponíveis. Já a América do Sul terá 6 representantes, diante de 4 da Ásia, África e Concacaf. A Oceania terá um time na Copa do Mundo e um representante do país-sede fecha a lista de 32 equipes.

Real Madrid é o último campeão do Mundial de Clubes da Fifa. (Real Madrid CF/ Divulgação)

Fifa anuncia sedes de outras competições

O Conselho da Fifa também nomeou os países-sede de outros eventos da entidade, durante o anúncio sobre o Mundial de Clubes. A Indonésia será a casa da Copa do Mundo Sub-17 deste ano. Já para 2024, a Colômbia foi a escolhida para hospedar a Copa do Mundo Feminina Sub-20. A República Dominicana sediará a Copa do Mundo Feminina Sub-17. A Copa do Mundo de Futsal acontece no Usbequistão.

A entidade aproveitou para anunciar as novas datas da Copa do Mundo de Futebol de Areia. O torneio ocorreria entre 16 e 26 de novembro de 2023 nos Emirados Árabes Unidos. Dessa forma, a sede será a mesma, mas a competição será em 2024, entre os dias 15 e 25 de fevereiro.

Centenária, Copa do Mundo de 2030 tem licitação adiada

Além da definição sobre o Mundial de Clubes, A Fifa ainda anunciou o adiamento do lançamento formal do processo de licitação para a centenária Copa do Mundo de 2030. O Regulamento de Licitação vai a aprovação na próxima reunião do Conselho da entidade, previsto para setembro ou outubro deste ano.

O processo licitatório começará oficialmente só após a nova reunião. A nomeação do novo ou novos anfitriões da competição não acontecerá mais no terceiro trimestre de 2024. Passou para o último trimestre do próximo ano Todos os continentes poderão se candidatar para ser sede.

O Conselho da Fifa aprovou, ainda, a Visão Geral dos Requisitos de Hospedagem para a Copa do Mundo de 2030. Assim, todas as associações membros interessadas poderão entender melhor os requisitos para sediar a competição, qual a infraestrutura necessária, o quadro legal que deve ser estabelecido e os objetivos ambientais e sociais a serem perseguidos.

“Com 48 seleções participando da próxima Copa do Mundo da Fifa, o torneio terá um impacto sem precedentes no futebol mundial, especialmente porque mais nações terão a oportunidade de garantir seu lugar para brilhar no cenário global”, avaliou Infantino.

AgênciaEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 125036 Usuários Online: 179
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br