O Operário está com a maior sequência sem vitórias desde a temporada de 2011. O Galo venceu a última partida no dia 16 de abril contra o Dourados por 2 a 1 no estádio Jacques da Luz, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Estadual de 2023. Desde o confronto de volta, no dia 23, a equipe não ganha.
A equipe alvinegra de Campo Grande joga neste sábado contra o Cascavel-PR no Estádio Olímpico Regional, no interior paranaense. O confronto vale pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro Série D. No momento, o Operário é o penúltimo da chave com três pontos. O 8º e último colocado é o time paranaense com apenas dois pontos.
A pior sequência desde a última década, em 2011, foi no ano do segundo rebaixamento do Operário. O Galo estava no grupo B do Estadual e emendou nove derrotas consecutivas. Para se ter uma ideia do baixo aproveitamento, o time perdeu 11 jogos em 14 e saiu vitorioso em apenas dois. Além disso, somou um empate.
No ano de 2012, a equipe não jogou por falta de condições financeiras. Em 2013, a equipe disputou o Estadual da Série B, mas não subiu. No ano seguinte, ficou em 3º lugar e conseguiu a vaga para primeira divisão após a desistência do Costa Rica.
Desde a temporada de 2016, o clube disputa a Série A e foi campeão nos anos de 2018 e 2022. As maiores sequência sem vitórias desde então não superaram quatro jogos. A única que atingiu as quatro partidas sem vitórias foi em 2019 com três derrotas e um empate nas quartas de final do Campeonato Estadual e a estreia na Série D.
No período atual sem triunfos, que dura 47 dias, o time jogou o Estadual e a Série D. O Galo empatou seis vezes seguidas contra Dourados, Costa Rica (2), Ferroviária-SP, XV de Piracicaba e Patrocinense. Por fim, perdeu de 2 a 0 para o Maringá.
O clube foi eliminado na primeira fase da Copa Verde para o Tocantinópolis, foi finalista do Campeonato Estadual e agora disputa a Série D. A campanha no ano tem 21 jogos, oito vitórias, sete empates e seis derrotas.
O levantamento feito pela reportagem do Campo Grande News tem base nos dados do site O Gol.
Gabriel de Matos/CampoGrandeNews