Com o fim das disputas na etapa do voleibol, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2023 segue a sua programação nesta semana com a etapa do basquetebol e handebol, na faixa etária de 15 a 17 anos.
Os jogos destas modalidades acontecerão em Campo Grande, entre os dias 2 e 7 de maio. Aberta ao público em geral, a cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (1), às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão).
Desta etapa participam 641 estudantes-atletas (223 meninas e 418 meninos), de 30 municípios: Água Clara, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
As seleções municipais que participam da competição estão dispostas em divisões. No basquetebol feminino que têm 12 equipes inscritas conta com divisão única e o masculino (24), com duas.
No handebol, também é dividido em duas divisões, sendo que o feminino possui 11 seleções municipais inscritas e no masculino, 19.
As equipes buscam classificação à Copa dos Campeões, sendo que o técnico do time vencedor, terá o direito de formar a seleção que representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Em 2023, o evento acontecerá em Ribeirão Preto (SP), de 1º a 16 de setembro.
As finais do voleibol aconteceram no sábado (29), com disputas eletrizantes ponto a ponto. Além da composição do pódio, os Jogos também definiram as quatro equipes de cada gênero que participarão da Copa dos Campeões, que será sediada em Corumbá, de 16 a 20 de maio.
O maior evento esportivo-escolar do estado é organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
Judson Marinho/CorreioDoEstado