Mato Grosso do Sul tem a definição dos times que vão para a Copa do Brasil de 2024. Com a mudança da forma de classificação pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Estado voltou a ter duas vagas. Na próxima edição, Costa Rica e Operário entram na primeira fase.
As duas equipes garantiram a vaga ao chegar à final da atual edição do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2023. As finais estão marcadas inicialmente para os próximos dois domingos, dia 23 e dia 30. A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) ainda não divulgou a tabela atualizada.
Vale destacar que o time do interior tem a melhor campanha geral e terá duas vantagens na decisão. O CREC (Costa Rica Esporte Clube) decide em casa e pode empatar no placar agregado para chegar ao bicampeonato. O Operário precisa sair vencedor para conquistar o 13º título de MS.
O título vale vaga para o Campeonato Brasileiro Série D de 2024. Pela divisão de vagas para quarta divisão nacional, Mato Grosso do Sul tem somente uma vaga.
O Operário está na atual edição no grupo A7 com Crac (GO), Cascavel (PR), Ferroviária (SP), Inter de Limeira (SP), Maringá (PR), Patrocinense (MG) e XV de Piracicaba (SP). O Galo só garante divisão nacional para 2024 se for campeão estadual ou subir para a Série C.
Jogadores e comissão técnica do Costa Rica comemorando vaga à final (Foto: Divulgação)
Costa Rica na Copa do Brasil - A única participação da equipe do norte até o momento foi em 2022. O time foi campeão estadual em 2021. Jogando no Estádio Laertão, diante do ABC (RN), a equipe local sofreu revés por 3 a 0 na primeira fase. Os gols foram de Fábio (2) e Alan Monteiro.
Confira abaixo as campanhas do Costa Rica na Copa do Brasil (ano - fase - eliminação):
2021 - fase 1 - ABC (RN)
Operário na Copa do Brasil - O Galo é a equipe sul-mato-grossense com mais participações na Copa do Brasil, são 12 ao todo. Na campanha deste ano, o time avançou à segunda fase ao eliminar o Operário Ferroviário (PR) no Jacques da Luz. Em Maceió (AL), diante do CRB, tomou goleada por 5 a 0 e deu adeus à competição.
A trajetória se igualou a melhor campanha do clube em 1990. Na ocasião, o time eliminou o Mixto, de Mato Grosso, na primeira fase com placar agregado de 2 a 1. Nas oitavas de final contra o Goiás, perdeu a ida por 1 a 0 na Capital e sofreu a maior goleada da competição na partida de volta por 5 a 0. O Esmeraldino foi finalista e acabou sendo derrotado pelo Flamengo na final.
Confira abaixo as campanhas do Operário na Copa do Brasil (ano - fase - eliminação):
1989 - fase 1 - Blumenau (SC)
1990 - fase 2 - Goiás
1992 - fase 1 - Athletico Paranaense
1993 - fase 1 - Londrina
1996 - fase 1 - Grêmio
1997 - fase 1 - Santa Cruz (PE)
1998 - fase 1 - Flamengo
2001 - fase 1 - Atlético Mineiro
2002 - fase 1 - Internacional
2006 - fase 1 - Botafogo (RJ)
2019 - fase 1 - Botafogo (PB)
2023 -fase 2 - CRB (AL)
Gabriel de Matos/CampoGrandeNews