O atleta de taekwondo Luiz Felipe de Almeida Aquino, de 18 anos, segue rumo à América do Norte, nesta quarta-feira (22), para disputar o Canadá Open e o US Open, mirando pontos no ranking olímpico e mundial para a Olimpíada de Paris-2024.
Hoje, Luiz Felipe está entre os 60 melhores do mundo na categoria até 58 kg. O Canada Open será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Vancouver. Já o US Open tem Las Vegas, nos Estados Unidos, como sede, entre os dias 3 e 5 de março. Ambos os eventos podem somar até 20 pontos cada no ranking mundial.
Atleta da seleção brasileira de taekwondo, Luiz Felipe tem rodado o mundo participando de eventos. Em 2022, o sul-mato-grossense lutou em cinco campeonatos internacionais, no Brasil (Panam Séries III), Estados Unidos (President’s Cup), Costa Rica (Panam Séries II), Chile (Chile Open), e Bósnia e Herzegovina (Bosnia and Herzegovina Open), faturando quatro medalhas (um ouro e três bronzes) e 45,92 pontos no ranking da federação internacional.
"A meta é chegar entre os 20 melhores do ranking para disputar o Grand Prix, evento mais fechado onde se encontram os melhores atletas. Através disso vamos em busca das medalhas para que consiga a pontuação necessária para disputar a Olimpíada", destaca o técnico Fábio Costa.
Para o técnico, a experiência adquirida por Luiz Felipe no ano passado é fundamental para atingir os objetivos na atual temporada. Após percorrer o Canadá e os Estados Unidos, o atleta de Mato Grosso do Sul já tem mais compromissos na agenda, ainda no mês de março.
Ele participará de treinamentos de campo da seleção brasileira, por meio do Projeto Radar da CBTkd (Confederação Brasileira de Taekwondo), na Holanda, França e Bélgica. Luiz Felipe e o técnico recebem apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Fabio Oruê/MidiamaxNews