O sorteio de confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2023, realizado na tarde desta quarta-feira(8), colocou o Operário de Campo Grande, unico representante de MS na competição, em duelo contra o "xará" Operário Ferroviário do Paraná.
Assim como nas edições anteriores da copa nacional, os duelos serão disputados em jogo único, com mando do time em posicionamento inferior no Ranking.
O vencedor do confronto se classifica automaticamente para a fase seguinte, e o time visitante tem a vantagem do empate.
Ou seja, o Galo vai trazer a partida da primeira fase da Copa do Brasil, para Campo Grande, tendo o mando de campo no jogo único diante do Operário/PR.
As datas, horários e locais de todas as partidas nesta fase inicial, ainda serão definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade organizadora da competição, mas os jogos estão previstos para ocorrer entre 22 de fevereiro e 1º de março.
Ao todo foram sorteadas 20 chaves com quatro times. Os dois vencedores de cada chave irão se enfrentar na segunda fase.
Só de estar na primeira fase, o Operário receberá R$ 750 mil, e em caso de classificação, o clube pode embolsar mais R$ 900 mil.
Operário Ferroviário Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná, fundada dia 1º de maio de 1912.
O clube teve uma ascensão recente no futebol nacional, que começou no ano de 2017, quando a equipe paranense foi campeão do Brasileiro Série D.
Mas não parou por ai, o Fantasma, como é conhecido, continuou subindo de patamar no futebol brasileiro, vencendo logo no ano seguinte do acesso, o Campeonato Brasileiro da Série C, em 2018.
Após se manter na Série B do Brasilerio por três anos, o Operário/PR foi rebaixado para a Série C no ano passado, terminando na segunda divisão, na décima nona colocação com 34 pontos.
A competição reúne nesta primeira fase 80 clubes, e nesta quarta-feira foram definidos os quarenta confrontos desta fase inicial, e os mandantes das partidas da Segunda Fase.
Ao todo 92 clubes disputam a Copa do Brasil. Os 12 previamente classificados entram na disputa da competição na terceira fase.
Na edição do ano passado, o Flamengo foi o campeão da copa, ao vencer na final o Corinthians em decisão definida nos pênaltis.
O representante do Mato Grosso do Sul, na edição passada, o Costa Rica Esporte Clube, foi eliminado nesta primeira fase da competição em partida contra o ABC do Rio Grande do Norte, no Estádio Laertão, por 3 a 0.
Judson Marinho/CorreioDoEstado