noticias916 Jogador sul-mato-grossense jogará a Série A do Paulistão em 2023

Esporte

Jogador sul-mato-grossense jogará a Série A do Paulistão em 2023

Criado em São Gabriel do Oeste, Guilherme foi contratado pelo Botafogo-SP

Publicada em 29/12/2022 às 14:13h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Jogador sul-mato-grossense jogará a Série A do Paulistão em 2023
Guilherme Madruga durante treino pelo Botafogo de Ribeirão Preto (SP), em preparação para a disputa do Campeonato Paulista  (Foto: João Victor Cristovão/Agência Botafogo)

O volante Guilherme Miranda Madruga Gomes, de 22 anos, ganhou uma oportunidade no futebol ao se destacar em jogo das lendas e é o novo reforço do Botafogo-SP para a disputa do campeonato Paulista 2023.

Ele nasceu em Campo Grande e foi criado na cidade de São Gabriel do Oeste. Desde sua infância, o jovem sempre foi incentivado a jogar e a frequentar campinhos de futebol amador no interior do Estado.

Com apoio de seu pai, Genildo, ex-jogador de futebol amador na década de 1990, Guilherme ganhou uma grande oportunidade ainda garoto, com 13 anos, de mostrar o seu futebol em um jogo das lendas de Corinthians e Internacional, que aconteceu em São Gabriel do Oeste.

A partida amistosa contava com a presença de Marcelinho Carioca, Biro-Biro, Índio, entre outros nomes do futebol brasileiro. Guilherme conta que Marcelinho observou o seu potencial e ajudou na sua ida ao interior paulista.

“O jogo das lendas foi importante, consegui fazer um bom jogo, mesmo sendo o mais novo na ocasião, e isso chamou atenção dos ex-jogadores profissionais que estavam presentes. Após o jogo, conseguimos conversar com eles e, na época, pegamos o contato do Marcelinho Carioca”, declarou Guilherme.

O jovem agarrou a oportunidade e foi para São Paulo em busca do sonho de ser jogador de futebol profissional. Antes de trilhar este caminho, Guilherme Madruga teve uma breve experiência em disputar o Campeonato Estadual pela equipe da cidade onde foi criado.

“Não joguei em nenhum clube de renome no Estado: no período que morei em Campo Grande, treinei na escolinha de futebol Alto Rendimento apenas. Em MS, eu joguei o Estadual pelo time de São Gabriel do Oeste, em 2011, na época sub-13, categoria acima da minha idade”, contou.

VIVÊNCIA NO FUTEBOL

O jogador de MS rodou por alguns clubes paulistas e até chegou a jogar o campeonato mineiro sub-15 no time Usipa (Ipatinga-MG).

Mas foi em São Paulo que o atleta seguiu vivendo o seu sonho e o de sua família, quando foi transferido para o Desportivo Brasil (SP), equipe que tem parceria com o Shandong Luneng, da China.

No Desportivo Brasil, Guilherme disputou várias competições das categorias de base de 2017 a 2020, entre elas: Campeonato Paulista sub-17, Campeonato Paulista sub-20 e Copa São Paulo de Futebol Júnior, tornando-se uma grande promessa da base do clube.

Guilherme também atuou no time profissional do Desportivo Brasil, jogando na Série A3 do Campeonato Paulista e na Copa Paulista.

Em novembro de 2019, o volante foi cotado para jogar no time chinês Shandong Luneng, onde fez testes por um período e treinou com jogadores como Róger Guedes (atacante do Corinthians) e Moisés (ex-Palmeiras).

“Fiquei um mês na China, foi algo inesquecível, a estrutura do Shandong Luneng é de um nível espetacular. Sobre a questão da alimentação, era bem flexível: por haver muitos estrangeiros, tinha alimentos característicos do mundo todo. No extracampo consegui me adaptar bem, os jogadores e os treinadores brasileiros me acolheram, inclusive, passei meu aniversário por lá e levaram até bolo para mim”, descreveu Guilherme.

O pai de Guilherme, Genilson (Esquerdinha), acredita que a proximidade com a família ajuda muito o jogador, dando o devido apoio em sua jornada de esportista.

“Quando vejo ele alçando grandes voos, no meu coração há somente felicidade. A família se envolve 100%, minha esposa sempre que possível está presente, meu outro filho também o auxilia sempre que necessário. Eu vejo a família como alicerce e esteio, física e psicologicamente”, disse Esquerdinha.

BOTAFOGO-SP

Nesta janela de transferências de fim de ano, o volante de 22 anos ingressa no elenco do Botafogo de Ribeirão Preto para jogar o Campeonato Paulista Série A de 2023.

Atualmente, o clube paulista está entre as 40 principais equipe do País, após conseguir o acesso ao Brasileirão Série B 2023. O time terminou na segunda colocação do Grupo B do Brasileiro Série C deste ano na segunda fase do campeonato.

O elenco do ano que vem do Botafogo-SP conta com jogadores e técnico conhecidos do futebol brasileiro, como Guilherme Mantuan, ex-volante do Corinthians, e o técnico Paulo Baier, que jogou no Athletico-PR, Criciúma, Goiás e Palmeiras.

Segundo Guilherme Madruga, há uma boa expectativa para o time conseguir atingir suas metas no campeonato Paulista 2023.

“Estamos treinando pesado para levar alegria ao torcedor botafoguense. O pensamento sempre é positivo, estou bem, me sinto preparado”. 

O atleta ainda deixa um recado para os jogadores jovens do Estado que, assim como ele, sonham em se tornar grandes jogadores de futebol.

“Vem na mente tudo que passei junto com minha família, foram inúmeros desafios para chegar até aqui. E, para os jovens de Mato Grosso do Sul, eu deixo um recado: sonhem e corram atrás para que o sonho se torne realidade. Independentemente de qual for seu sonho e de onde você estiver, as condições de hoje lhe fortalecerão para o futuro”, finalizou.

Saiba: O Botafogo-SP conta com 11 jogadores remanescentes da atual temporada e 16 contratações, incluindo Guilherme Madruga. Em amistoso contra o Novorizontino, o placar foi de 0 a 0. O próximo jogo-treino será no dia 7 de janeiro, contra o Velo Clube, no estádio Santa Cruz.

A estreia do time na competição será contra a Portuguesa, no dia 14 de janeiro, no estádio Canindé. O Botafogo está no Grupo A do Paulistão, com Santos, Bragantino e Inter de Limeira. 

Judson Marinho/CorreioDoEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 122328 Usuários Online: 266
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br