Foto: Juca Varella/Agência Brasil
Versão em áudio
A Receita Federal abre nesta segunda-feira, às dez da manhã, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de dezembro.
São mais de 144 mil restituições destinadas aos contribuintes prioritários e não prioritários.
O valor total do crédito é de quase R$ 449 milhões.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, no endereço gov.br/receitafederal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições do imposto de renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal, disponível no site da Receita, acessando o menu Declarações e Demonstrativos, Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Madson Euler/RádioNacional-Brasília
Edição: Nádia Faggiani/Beatriz Arcoverde