Cerca de 212,6 milhões de pessoas. Essa é a população do Brasil estimada pelo Censo 2022 e divulgada nesta quinta-feira (29).
Os dados mostram a contagem feita até 1º de julho deste ano em todos os 5.570 municípios, resultando no número anunciado agora pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Esse contingente populacional, que é 4,68% maior do que a última atualização do censo em outubro de 2023, servirá de referência para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, ou seja, a transferência de recursos financeiros federais para prefeituras e governos.
A contagem também servirá de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
O estudo, publicado no Diário Oficial da União, aponta que apenas 15 municípios, sendo 13 capitais, têm mais de 1 milhão de residentes, ou pouco mais de 20% do total do país.
São Paulo continua na liderança, com 11,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,7 milhões, e Brasília, cuja população é de 3 milhões.
Na lista dos municípios com mais de 500 mil habitantes, e que concentram mais de 30% da população brasileira, os três primeiros são Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo, e São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Já as menores populações estão em Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 854; Anhanguera, em Goiás, com 921; e Borá, em São Paulo, com 928.
Cristiane Ribeiro/RádioNacional-RJ