A produção de biocombustíveis no Brasil atingiu um marco histórico no ano passado, refletindo o crescimento robusto no setor e a diversificação das fontes de energia renováveis no país.
Juntos, etanol e biodiesel somaram quase 43 bilhões de litros produzidos em 2023, alcançando o recorde de todos os tempos.
Os dados foram divulgados no Anuário Estatístico Brasileiro pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
O etanol registrou um aumento de 15,5%, totalizando mais de 35 bilhões de litros produzidos.
A produção de etanol anidro, misturado à gasolina, aumentou 13,5%, enquanto o etanol hidratado, vendido separadamente, cresceu 16% no mesmo período.
A região Sudeste liderou a produção nacional de etanol, com 48,5% do total brasileiro. Aumentos significativos também foram observados no Nordeste, Sul e Centro-Oeste.
No biodiesel, o Brasil produziu mais de 7,5 bilhões de litros, impulsionado pela elevação da mistura obrigatória ao diesel para 12% a partir de abril de 2023.
A região Sul foi a maior produtora, seguida pelo Centro-Oeste.
A produção de biometano teve um aumento de 12,3% em 2023, atingindo quase 75 milhões de metros cúbicos, equivalente a mil litros por metro cúbico.
Tatiana Alves/RádioNacional-RJ