Mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2024. O balanço foi divulgado neste sábado (15) pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pelo Exame.
Mas o número definitivo de inscritos será conhecido somente após o fim do período para pagamento da taxa de inscrição de R$ 85, que será na próxima quarta-feira (19) , respeitando os horários de compensação bancária; e do período extra para inscrição para moradores do Rio Grande do Sul, que reabre neste domingo (16) e prossegue até o dia 21 deste mês.
Vale lembrar que a inscrição é gratuita para quem mora no Rio Grande do Sul.
Mais de 2,7 milhões de inscritos não vão pagar a taxa de inscrição porque tiveram a solicitação de isenção aprovada. Deste total, são mais de 1,33 milhão cursando o último ano do ensino médio.
Mesmo com todos os problemas causados pelas enchentes das últimas semanas, o estado gaúcho conseguiu registrar até agora mais de 259 mil inscritos.
São Paulo tem até o momento o maior número de inscrições para a próxima edição do Enem: são pouco mais de 747 mil. Em seguida vem Minas Gerais, com 463 mil inscritos e Bahia, com mais de 449 mil.
As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
O Ministério da Educação ainda avalia a necessidade de aplicação das provas em uma nova data para os participantes do Rio Grande do Sul.
Madson Euler/RádioNacional-São Luis/MA