O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou operação neste sábado (25/5) contra três integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul.
Dois deles são pré-candidatos nas eleições municipais. A suspeita é de desvio de doações destinadas para as vítimas das enchentes.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão após denúncia de que as doações para os atingidos das chuvas estavam sendo desviadas com o objetivo de beneficiar futuros eleitores dos investigados.
Os mandados foram cumpridos nas casas dos suspeitos, na prefeitura de Eldorado do Sul e em um depósito da cidade que foi completamente inundado.
Foram apreendidos celulares, documentos, dinheiros e outros itens.
Os agentes públicos foram afastados temporariamente da Defesa Civil. Eles são suspeitos de apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante estado de calamidade pública.
O Rio Grande do Sul sofre com as consequências das chuvas intensas registradas nas últimas semanas. Segundo a Defesa Civil do Estado, 469 municípios foram atingidos pelos temporais.
As chuvas fortes provocaram diversos prejuízos nas cidades gaúchas.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ficará fechado por tempo indeterminado.
Maria Eduarda Portela-Metrópoles