O Brasil ultrapassou a marca de 4,1 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado nesta terça-feira (30).
Os dados do cenário da epidemia da dengue no país foram atualizados hoje à tarde, em uma coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, em Brasília.
Cinco estados permanecem com tendência de aumento: Ceará, Mato Grosso, Pará, Sergipe e Tocatins. O Distrito Federal permanece na liderança, com a maior incidência de casos prováveis. São 8.528 por cem mil habitantes. Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo vêm logo em seguida.
Atualmente, de acordo com os dados atualizados pelo Ministério da Saúde, o coeficiente de incidência chega a 2.056. Esse valor é muito superior aos 300 casos por cem mil habitantes que são necessários para ser considerado uma epidemia, de acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde.
Na coletiva, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, informou que a incidência dos casos permanece com maior frequência na faixa entre 20 e 29 anos e a de letalidade com idosos com mais de 60 anos.
“Da semana passada pra esta semana, nós temos mais estados que entraram em tendência de queda. Então, agora temos 14 estados com tendência de queda, oito estados com tendência de estabilidade e cinco estados ainda com tendência de aumento, com uma velocidade de aumento bem menor do que a do início. Tenho usado a metáfora de que a gente tá subindo a montanha e agora está descendo, mas na descida ainda temos muitos casos que podem acontecer, muitos óbitos que podem ser evitados, então, que ainda é importante que estejamos em alerta, pra poder salvar mais vidas”.
Com tendência de queda nos casos de dengue, estão Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Atualmente, 605 municípios brasileiros estão com decreto de emergência por conta da epidemia da dengue.
Até agora, em 2024, foram registradas 2.073 mortes pela doença. A letalidade de óbitos sobre o total de casos graves das últimas 16 semanas ficou em 4,63%. De acordo com o Ministério da Saúde, 2,7 milhões de doses da vacina da dengue já chegaram em 1.330 munícipios em 25 estados.
Lembrando que qualquer sintoma que inclua vômito, febre alta, dor de cabeça ou abdominal é importante procurar ajuda médica.
Joana Côrtes/RepórterRádioNacional