LOC: À partir desta segunda-feira (11), entra em vigor uma resolução do conselho federal de mecidina sobre publicidade médica.
A principal mudança é a autorização para os médicos exibirem imagens e fotografias com os resultados de antes e depois. Apesar de ser uma prática comum nas redes sociais, isso era proibido até então.
Porém, o conselho reforça que a imagem tem que ser natural, não pode ter qualquer tipo de edição, e o paciente precisa autorizar.
Além disso, o material divulgado deve estar diretamente ligado à especialidade do médico e deve ser acompanhado por um texto com informações educativas.
Explicando que nem todo paciente vai atingir o mesmo resultado. Outra regra alterada diz sobre a divulgação de preços de cirurgias, procedimentos e tratamentos.
Antes, o médico não podia divulgar o valor porque era considerado mercantilização da medicina. Vale salientar que os médicos deverão incluir o nome, o número do conselho regional de medicina, o CRM.
E, se for especialista, informar também o registro de qualificação de especialista.
Em caso de pós-graduação, o profissional poderá indicar o aperfeiçoamento profissional, desde que inclua a inscrição “não especialista”.
As mesmas regras valem para clínicas e hospitais.
Repórter/Larissa Lago