A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) vê com otimismo o Natal no setor varejista, com projeção de crescimento de 5% nas vendas durante a época festiva. Os dados corroboram as conclusões obtidas pela Meta, controladora de aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram.
Caso a previsão seja concretizada, esse será o maior avanço registrado desde 2013, quando as vendas aumentaram 4,9%.
O estudo intitulado "Expectativas da Temporada de Compras 2023", em parceria com a Offerwise, revelou que 89% dos consumidores brasileiros têm planos de realizar compras durante o período que compreende a Black Friday e o Natal.
Um ponto de destaque na pesquisa é a busca por novos produtos, com 75% dos entrevistados manifestando a intenção de explorar categorias diferentes.
As preferências de compra concentram-se em alimentos (73%), saúde e beleza (60%), moda e aparência (58%), eletrônicos (57%), eletrodomésticos (55%) e brinquedos (46%).
Para atender a demanda crescente no fim do ano, o CNC também aponta que as oportunidades de trabalho temporário no setor varejista de Mato Grosso do Sul devem alcançar o patamar mais elevado desde 2012.
A estimativa é de criação de 1.812 vagas durante o período de fim de ano, representando um aumento de 15,19% em comparação com o ano de 2022, quando foram contratadas 1.573 pessoas.
Alanis Netto, com Assessoria/CorreioDoEstado