noticias399 Após estados não conseguirem aderir ao 'novo RG', Governo Federal adia prazo por mais um mês

Brasil

Após estados não conseguirem aderir ao 'novo RG', Governo Federal adia prazo por mais um mês

MS é um dos estados que até o momento não divulgou uma previsão para emitir o novo documento de identidade

Publicada em 07/11/2023 às 19:14h - Redação

Compartilhe nas redes sociais

Após estados não conseguirem aderir ao 'novo RG', Governo Federal adia prazo por mais um mês
Ilustrativa  (Foto: Divulgação)

Governo Federal adia mais uma vez o prazo para emissão do Novo RG após alguns estados, incluindo Mato Grosso do Sul, não conseguirem cumprir o prazo anterior. 

Agora, os estados têm até 6 de dezembro para começarem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, que substituirá o RG. A adequação deveria ter sido feita até esta segunda-feira (6). 

Anteriormente, o Governo Federal havia prorrogado até 11 de janeiro de 2024. Entretanto, depois atualizou a informação para 6 de dezembro.

A mudança no prazo atende o pedido de vários estados, após alguns alegarem não ter tido estrutura para implementar a mudança. 

Até março deste ano, conforme dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 11 estados brasileiros já estavam aptos a emitir a nova carteira: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Entretanto, MS não era um desses estados, até o momento não divulgou uma previsão para emitir o novo documento.

A reportagem entrou em contato com a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) questionando sobre o assunto, mas não houve retorno até a publicação. 

Tecnologia

O novo documento virá com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Valesca Consolaro/CorreioDoEstado










Nosso site www.mjunews.com.br
Visitas: 124658 Usuários Online: 370
Copyright (c) 2025 - www.mjunews.com.br