Para garantir a segurança de quem participar do Desfile Cívico do dia 7 de Setembro e da Semana da Pátria, o Governo Federal e o GDF planejam um policiamento reforçado em toda região central de Brasília.
Entre as ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), haverá o reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências, o monitoramento das áreas com uso de drones e atiradores de elite.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará linhas de revista em vários pontos de acesso à Esplanada. As unidades especializadas da polícia, como Cavalaria, BPCães e Bope, darão apoio à operação. A Divisão de Operações Especiais (DOE) e a Divisão de Operações Aéreas (DOA), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), também estarão de prontidão.
“Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras, e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada", ressalta o chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Naime.
A corporação também terá um policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo, em casos de distúrbios e tentativas de invasão a prédios públicos. A área de realização do desfile, ao longo da arquibancada e imediações, terá o policiamento reforçado com linhas policiais.
Em frente ao Museu da República, será instalada a estrutura Cidade da Segurança como apoio às ações das forças de segurança e demais órgãos durante o desfile. O local funcionará também como ponto de atendimento médico conjunto entre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.
Mais dois postos médicos serão distribuídos pela Esplanada: um próximo ao Ministério da Previdência e outro na Cúria da Catedral. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar dos dois órgãos estarão nas vias de ligação entre a S1 e N1.
Segundo a SSP-DF, as manifestações populares estão previstas para ocorrer a partir das 13h, após o término do desfile cívico-militar, marcado para a manhã. Os manifestantes pró-governo ficarão na Esplanada dos Ministérios.
Caso haja manifestantes com orientações contrárias ao governo, será destinada à área do estacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. O local também será monitorado por câmeras de segurança e terá policiamento reforçado.
Já as vias de ligação entre a N1 e a S1, em frente à Catedral, serão ocupadas por ambulantes autorizados, que foram cadastrados a partir de um chamamento público realizado pela Secretaria de Cidades do DF. Não será permitida a instalação de ambulantes fora da área estabelecida. A Secretaria do DF Legal atuará com equipes de fiscalização em toda área central.
As ocorrências policiais serão centralizadas na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área. A unidade policial e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), contarão com uma equipe específica para eventuais atendimentos. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), que engloba o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML), terão os efetivos reforçados para atuação em perícias, caso necessário.
Com o calor e a secura do DF, o Corpo de Bombeiros recomenda o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus para quem for ao desfile. Também é aconselhável ingerir bastante água.
Itens proibidos no local:
Com informações da SSP-DF