Nos primeiros três meses deste ano, Mato Grosso do Sul registrou um dos aumentos mais expressivos do país na aquisição de couro, com crescimentos de 5,2% frente ao último trimestre de 2023.
Conforme a Pesquisa Trimestral do Couro, os curtumes do Estado receberam 1,16 milhão de peças de couro neste ano, deixando MS como 3º no ranking do setor.
Já o comparativo entre o 1º trimestres de 2023 e 2024 indica uma variação mais expressiva ainda em MS, com 169,8 mil peças adquiridas pelos estabelecimentos, um aumento de 17,1%.
Mato Grosso continua a liderar a relação de Unidades da Federação que recebem peças de couro cru para processamento, com 17,2% da participação nacional, seguido por Goiás (15,5%) e Mato Grosso do Sul (12,5%).
Os dados da pesquisa foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no início deste mês, comparando as Estatísticas da Produção Pecuária no país.
Segundo o IBGE, no país, foram verificados aumentos em 13 das 17 Unidades da Federação que possuíam curtumes elegíveis pelo universo da pesquisa.
As variações positivas mais expressivas, em estados com mais de 5% de participação na aquisição nacional, ocorreram, respectivamente, em:
Valesca Consolaro/JornalMidiamax