O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comentou nesta quarta-feira (12) o cancelamento do leilão para a compra de 300 mil toneladas do arroz importado.
Segundo Favaro, a metodologia utilizada não foi eficiente, mas no próximo processo a Conab vai trazer para si a habilitação dos participantes:
"no novo proceso, a Conab vai trazer pra si a habilitação dos players para que a gente possa, então, ter um leilão mais eficiente, para cumprir o papel de não deixar faltar arroz à população brasileira com preço equilibrado e dentro do mercado"
O ministro falou sobre o assunto durante evento no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, em que personalidades nacionais e internacionais discutiram temas de destaque no cenário global.
Favaro também falou sobre investimentos do governo federal na reconstrução do Rio Grande do Sul e reforçou o papel do Ministério da Agricultura na recuperação do estado:
"o ministério da Agricultura transferiu, intinerantemente, a sua ação para o Rio Grande do Sul. Todos os dias nós temos técnicos de todas as áreas trabalhando in loco no Rio Grande do Sul"
Ainda de acordo com Carlos Fávaro, o próximo Plano Safra será maior. Ele também destacou o protagonismo brasileiro na produção de biocombustíveis e energia renovável e a importância da parceria entre Brasil e Arábia Saudita.
Carolina Pessoa/RádioNacional-Brasília