O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) publicou, nesta quarta-feira (15), a Portaria nº 1.111 que estabelece os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2024/2025. As datas para Mato Grosso do Sul foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União).
Para a definição das datas, o Mapa considerou as condições climáticas, bem como as sugestões encaminhadas pelos estados.
Em MS, ficou definido que o vazio sanitário será entre 15 de junho de 2024 e 15 de setembro de 2024. Enquanto o período de semeadura ocorre entre 16 de setembro de 2024 e 31 de dezembro de 2024.
O vazio sanitário, conforme a Portaria nº 865, é o “período definido e contínuo em que é proibido cultivar, manter ou permitir, em qualquer estágio vegetativo, plantas vivas emergidas de uma espécie vegetal em um determinada área”.
Nesse período, portanto, plantas voluntárias de soja devem ser eliminadas. O objetivo, no caso da ferrugem-asiática, é reduzir a população do fungo no ambiente na entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.
Já o calendário de semeadura é definido como o “período único para as datas de início e término de semeadura de soja”. O objetivo do calendário de semeadura é reduzir o número de aplicações de fungicidas ao longo da safra. E, com isso, reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas.
Mariane Chianeze/JornalMidiamax