Produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até 30 de novembro para fazer a atualização cadastral e declaração do rebanho. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) esta obrigação tem como objetivo contribuir com o avanço do status sanitário de MS para área livre de febre aftosa sem vacinação.
A atualização cadastral começou dia 1° de novembro. De acordo com levantamento da Iagro, por enquanto, já houve a declaração e atualização de 9.990 propriedades, o que representa 14,34% dos envolvidos.
A atualização cadastral é feita em duas campanhas, em maio e, agora, em novembro. Nestes períodos os produtores devem fazer a atualização do seu rebanho, em relação a mortes e nascimentos, para chegar na atualização completa do seu rebanho, além de outras espécies. Na etapa de maio houve a adesão de 98% dos produtores rurais.
A declaração é obrigatória para criadores de bovinos e de outros animais como galinha, galinha-d'angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos.
A Iagro disponibilizou nas redes sociais um tutorial para realização do procedimento cadastral. Clique AQUI e acesse.
José Roberto dos Santos/CampoGrandeNews