Máquinas de última geração, softwares para agricultura de precisão, novas variedades de soja e híbridos de milho indicados para determinados perfis de solo, são algumas das atrações do 26º Showtec, que acontecerá entre 23 e 25 de maio, em Maracaju (MS). Além do alto nível na programação técnica, o evento entregará inovação, somando mais de 500 tecnologias destinadas aos agricultores, que virão de diversas regiões do Brasil e países vizinhos.
“Apesar da tradição do evento, sentimos a necessidade de inovar todos os anos, sempre trazendo novas tecnologias e ferramentas que estimulem a produtividade, a um custo justo ao produtor rural. Conhecemos a realidade do agricultor, que lida com uma atividade complexa e insumos valiosos, e um dos objetivos do Showtec é esse, apresentar alternativas para uma agricultura mais eficiente, sustentável e com menor risco econômico à atividade rural”, explica o pesquisador da Fundação MS e coordenador geral do Showtec, André Lourenção.
Entre as atrações destinadas aos visitantes da feira de tecnologias, a empresa Sinapse Soluções, instalará um mini armazém automatizado. Uma estrutura com painel elétrico de comando automatizado e tela touch, para simular a experiência de forma prática. “Faremos a demonstração de diversas funcionalidades, como a motorização de válvulas e registros, para o que agricultor entenda como é a indústria 4.0 aplicada no agro”, explica o representante da Sinapse, Hemerson Moura.
A variedade de soja Brasmax Coliseu I2X será uma das alternativas para altas produtividades apresentadas no Showtec 2023. Trata-se de um cultivar indicado aos diferentes ambientes de Mato Grosso do Sul, que permite a semeadura desde a janela de abertura até o fechamento. É reconhecido por ser um cultivar versátil e responsivo à fertilidade do solo, com alto potencial de ramificação e ampla adaptação a diferentes regiões do Estado. Como seu plantio é indicado a partir de 25 de setembro, ele viabiliza o milho segunda safra, aumentando os rendimentos da propriedade.
Novas cultivares de soja
Três outras cultivares de soja, ancoradas na biotecnologia, serão apresentadas no Showtec, todas com excelentes resultados na região Sul do Estado. Já consolidada, a primeira se destaca pela alta rusticidade, desenvolvimento radicular, indicada para áreas de várzeas. O segundo cultivar, além de ter como característica uma excelente sanidade foliar e radicular, apresenta também ótimo arranque inicial, conferindo ao material um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, alto potencial produtivo. E o terceiro trata-se de um material de ciclo um pouco mais longo, que apresentou excelentes resultados ao Sul de MS. Possui menor exigência à fertilidade, dando mais segurança para trabalhar seu posicionamento em áreas mais marginais e arenosas.
O Showtec 2023 deve receber cerca de 25 mil pessoas e além das tecnologias, sua programação técnica soma mais de 20 palestras e debates. Todas informações ligadas ao evento estão disponíveis no site do evento, basta clicar AQUI.
O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).
José Roberto dos Santos/CampoGrandeNews