Mato Grosso do Sul registrou aumento de 76% no abate de gados em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Durante todo o mês, as indústrias abateram 240 mil cabeças, contudo, o valor é quase 10% inferior que o mês de agosto. De janeiro a setembro, o total de animais abatidos foi de 2,3 milhões, crescimento de 9,57%, frente aos 2,1 milhões, do mesmo período de 2021.
Ao longo dos anos nove meses de 2022, o Estado chegou a despachar para o exterior 155 mil toneladas de carne bovina in natura. O número corresponde a US $867,5 milhões. O quantitativo ultrapassa o mesmo período do ano passado, com incremento de 31% e 17%, na receita e volume, respectivamente.
Segundo o relatório, o principal destino da operação de exportação foi a China, com 36% da receita, equivalente a 46,8 mil toneladas; depois vem o Chile, com participação de 13% no faturamento da transação comercial, seguido dos Estados Unidos, responsável por adquirir 10% da produção de Mato Grosso do Sul.
A nível nacional, o Estado fica em 5º lugar no ranking de exportações de carne bovina, com participação de 9,46%, atrás apenas de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Karine Alencar/CampoGrandeNews